MACBOR MONTANA XR5 500: Ter mais por menos
Link: https://offroadmoto.motosport.com.pt/adventure/macbor-montana-xr5-500-ter-mais-por-menos/
MACBOR MONTANA XR5 500: Ter mais por menos
MAIS EMOÇÃO, MAIS AVENTURA E MAIS DIVERSÃO POR MUITO MENOS, FOI O SLOGAN DE APRESENTAÇÃO DA NOVA “TRAIL ADVENTURE” DA MACBOR, O PRIMEIRO MODELO DE MEIO CILINDRO DO FABRICANTE.
A nova Montana XR5 500 foi concebida para quem gosta de andar em duas rodas, seja na estrada ou offroad. Trata-se de uma boa escolha, sobretudo para quem procure uma trail versátil e em conta, que enfrente com o mesmo à vontade o dia-a-dia, o passeio e a viagem… é por exemplo ideal para ‘desconfinar’ para fora cá dentro este verão, aproveitando as férias para conhecer o interior de Portugal. Além disso, contamos nela com um equipamento de alta qualidade, e uma completa lista de extras, como o kit de malas em alumínio, bem ao estilo das maiores motos de aventura.
Além disso, a Montana XR5 500 foi concebida para titulares de licenças A2. Vamos conhecê-la.
Virtuosa, ágil e expedita
A nova XR5 é a primeira moto da marca Macbor de 500 cm3. Na prática estamos na presença de uma moto muito divertida, uma trail média, desportiva, elegante no design e com uma interessante qualidade nos acabamentos, o que, seguramente, irá seduzir muitos dos amantes das duas rodas. Com esta novidade a Macbor entra no concorrido e exigente mercado das trail de média cilindrada.
A alma da XR5 é o seu motor bicilíndrico de 471 cm3, uma unidade de ciclo 4 tempos, com 8 válvulas, distribuição dupla (DOHC) e sistema de refrigeração líquida capaz de debitar 47 CV de potência máxima, e que por essa razão pode ser conduzido com a carta A2.
Muito fácil de conduzir
Este motor é muito fácil de levar, dócil, divertido e muito progressivo para se poder tirar partido em terra como no asfalto. Para além disso existem dois modos de condução, Safe (normal) e Sport (desportivo) para a adaptarmos ao nosso gosto e às condições de piso e climatéricas.
Outro inegável atributo da nova XR5 500 é a sua leveza extrema. Isto acontece devido ao emprego do alumínio em muitos dos seus componentes, como sejam o guiador, as bainhas da forquilha… e também devido ao quadro, concebido num aço especial 15 por cento mais leve e 40% mais resistente, o que se reflete numa grande maneabilidade da moto.
A XR5 pesa somente 178 quilos sendo a moto mais leve da sua categoria.
Destaques da nova Montana XR5:
Motor Bicilíndrico de 500cc
Suspensões Multi-ajustáveis KyB Premium
Freios Premium Nissin
Modos ABS 3 desconectáveis
Iluminação LED COMPLETA
Peso 178kg, o mais leve de sua categoria
Pneus Metzeler Tourance
Rodas Akront de raios sem tubo de alumínio
2 Mapas de condução Safe/Sport
Filhas de um Deus ‘maior’: Montana XR1 e XR3
Sob o nome Montana existe ainda duas outras pequenas trails no mesmo formato, e que já estava em comercialização na Macbor. A XR1 é uma “Trail Adventure” 125 muito leve, equilibrada e cuidadosamente desenhada para uso misto. É a solução ideal para entrar no mundo “Adventure” com uma moto muito leve e equipada com um motor fiável e equilibrado de 125 cc, alimentado por injeção eletrónica e com aprovação Euro 4 no nível de emissões.
Um degrau acima existe a opção intermédia, a Montana XR3 destinada a novos titulares de licença A2. É versátil e divertida, revelando-se igualmente excelente como trail urbana mas, devido ao seu maior deslocamento, é capaz de oferecer um maior raio de acção. O seu motor arrefecido por líquido, com aprovação Euro 4 tem um eixo de equilíbrio (como na Montana XR5), sistema de alimentação por injeção eletrónica e ABS na travagem. No entanto, se procura mais emoção, mais aventura e mais diversão, por muito menos, a solução é a nova “Trail Adventure” XR5.
MACBOR MONTANA XR5
Ficha técnica
Tipo de motor: bicilíndrico 4 tempos, 8 válvulas, refrigerado a água DOHC
Diâmetro x Curso: 67 x 66,8mm
Cilindrada: 471cc
Potência máxima: 47 CV
Taxa de compressão 10,07 : 01
Ignição: ECU
Sistema de arranque: elétrico
Alimentação: injecção electrónica – bosch (2 mapas: Safe / Sport)
Caixa: 6 velocidades
Transmissão final: por corrente
Dimensões (comprimento/largura/altura): 2150 x 910 x 1450 mm
Distância entre eixos: 1460 mm
Altura do assento: 840 mm (820 mm opcional)
Distância mínima ao solo: 210 mm
Peso: 178 kg
Capacidade do depósito: 21 lt.
Consumo (l/100km): 3,8 l.
Travões (Fr. / Tr.) : 2 discos 300 mm com pinças de pistão duplo Nissin. Traseira / disco 240 mm com pinças Nissin.
Pneus (Fr. / Tr.) 110/80 x19” / 150/70 x 17” (Metzeler Tourance)